O Treinador Clandestino

O que nunca te contaram sobre corrida.

Este não é um livro de treinamento, nem um manual para como bater seus recordes pessoais. O objetivo deste livro é trazer ao corredor (ou mesmo treinadores) questionamentos de dogmas antes não muito discutidos no treinamento e na prática da corrida. De forma didática e embasado em estudos científicos sérios e apresentados de forma simples, o livro nos leva a repensar tudo aquilo que diziam ser verdade nesta modalidade mais antiga que os Jogos Olímpicos. Ao terminar de ler a obra o leitor poderá questionar tudo o que você já ouviu falar sobre aspectos fundamentais da corrida sem medo.

Compre o livro

"Corrida (jogging) é uma forma simples de exercício que não requer grandes níveis de habilidade. Seu grande apelo é sua acessibilidade. Qualquer um pode praticá-la em qualquer lugar. Nossa meta deve ser mantê-la simples, não escondê-la por detrás de uma espécie de mística cheia de regras e equipamentos."

Bill Bowerman, treinador americano.

Opiniões sobre o livro

Fabio Pierry

Treinador de Corrida e Triatlo

Satisfação. É a melhor palavra em saber que alguém tem o cuidado e a preocupação em "espalhar" os tópicos abordados da forma correta, atualizados e desmistificados; fugindo das crenças do "aprendi assim", além da criação e supervalorização dos "serviços" no mercado.

Dr. Estevão Borges

Médico

O autor é um profundo conhecedor de como se processa o pensamento científico, e sempre amparado em evidência, desconstrói de maneira magnífica vários mitos sobre Corrida que foram perpetuados por anos.

Fabrizio Wilkens

Treinador de Atletismo

Baseado em muita pesquisa, o autor procura desvendar mitos que por muito tempo permeiam ideias sobre corrida, despertando a curiosidade do leitor que gosta de buscar a diversidade de informações.

Gilmário Mendes

Treinador de Corrida

Apesar de não concordar com todos os pontos e ideias colocados na obra, achei muito interessante a leitura! Gosto da forma como o autor coloca as pessoas para pensar, sem doutrinar nem catequizar, mas fazendo o papel da ciência de questionar verdades prontas.

Receba uma prévia do livro

Receba grátis em seu email a primeira parte do Capítulo 6, sobre Tênis de corrida, tipos de pisada, amortecimento e lesões.

Autor e Co-autores

Danilo Balu

Bacharel em Esporte, Corredor, nasceu em 1977 em São Paulo. Formado pela Universidade de São Paulo em 2001, cursou depois Nutrição na mesma instituição. Durante sua carreira profissional foi colaborador, colunista e consultor de assuntos relacionados à corrida e ao atletismo para diversos veículos especializados. Foi proprietário e o treinador de uma das maiores assessorias de corrida do país e trabalhou ainda para empresas como adidas, Iguana Sports e ASICS. Ele é autor do blog mais pertinente sobre corrida no país, o Recorrido.

Alexandre Dias Lopes

Fisioterapeuta com especializações em Fisioterapia Ortopédica e em Esportiva (UNIFESP). É Mestre em Reabilitação também pela UNIFESP e Doutor em Biodinâmica do Movimento Humano (USP). Fez Pós-Doutorado em Harvard e é professor associado da University of Massachusetts Lowell. Foi fisioterapeuta da delegação brasileira em Jogos Olímpicos, assim como de equipes de atletismo. Possui cerca de 50 artigos científicos publicados em diversas revistas internacionais, e grande parte está relacionada a lesões na corrida.

Raquel Castanharo

Fisioterapeuta graduada pela Universidade de São Paulo (USP) e Mestre também pela USP com tema voltado à Biomecânica da Corrida. Durante o mestrado realizou estágio de pesquisa no Canadá com o renomado professor Stuart McGill. É colunista e colaboradora em portais especializados de corrida. Ela ministra cursos e palestras sobre Biomecânica da Corrida, além de atender em clínicas em Jundiaí e São Paulo.

Conteúdo & Bibliografia

Este livro surgiu de uma lacuna do mercado brasileiro de obras que não se limitem a métodos de treinamento para corredores e caminhantes, mas de uma nova abordagem da corrida de certa forma voltando às origens mostrando equívocos que mesmo praticantes bem orientados cometem em seu dia-a-dia. O autor, Danilo Balu, ao lado dos coautores Alexandre Dias Lopes e Raquel Castanharo, que escrevem com ele dois dos capítulos, apresenta questionamentos e orientações que podem até ser entendidos como polêmicos, mas não infundados uma vez que aborda a prática de décadas com a teoria e prática de diversos estudos. Nenhum dos assuntos abordados - perda de peso, alongamento, lesões, hidratação, etc - e suas orientações vêm da opinião ou "achismo" do autor. A obra não é de caráter pessoal ou baseado na experiência prática, mas um olhar, em língua portuguesa, sobre o que alguns dos grandes atletas da história nos ensinaram com o suporte de pesquisas.

Índice

  • Prólogo
  • Capítulo 2: SOBRE A SEGURANÇA DO CORRER EM JEJUM
  • Capítulo 3: ALONGAMENTO E CORRIDA
  • Capítulo 4: HIDRATAÇÃO NA CORRIDA – beba conforme a sede
  • Capítulo 5: DESAQUECIMENTO (E VOLTA À CALMA) – para o que de fato serve?
  • Capítulo 6: TÊNIS DE CORRIDA, TIPOS DE PISADA, AMORTECIMENTO E AS LESÕES
  • Capítulo 7: EMAGRECIMENTO PELA CORRIDA - está longe de funcionar
  • Epílogo
  • Veja aqui todas as Referências Bibliográficas usadas para escrever este livro
    Enviando...
    Top