Este não é um livro de treinamento, nem um manual para como bater seus recordes pessoais. O objetivo deste livro é trazer ao corredor (ou mesmo treinadores) questionamentos de dogmas antes não muito discutidos no treinamento e na prática da corrida. De forma didática e embasado em estudos científicos sérios e apresentados de forma simples, o livro nos leva a repensar tudo aquilo que diziam ser verdade nesta modalidade mais antiga que os Jogos Olímpicos. Ao terminar de ler a obra o leitor poderá questionar tudo o que você já ouviu falar sobre aspectos fundamentais da corrida sem medo.
"Corrida (jogging) é uma forma simples de exercício que não requer grandes níveis de habilidade. Seu grande apelo é sua acessibilidade. Qualquer um pode praticá-la em qualquer lugar. Nossa meta deve ser mantê-la simples, não escondê-la por detrás de uma espécie de mística cheia de regras e equipamentos."
Bill Bowerman, treinador americano.
Satisfação. É a melhor palavra em saber que alguém tem o cuidado e a preocupação em "espalhar" os tópicos abordados da forma correta, atualizados e desmistificados; fugindo das crenças do "aprendi assim", além da criação e supervalorização dos "serviços" no mercado.
O autor é um profundo conhecedor de como se processa o pensamento científico, e sempre amparado em evidência, desconstrói de maneira magnífica vários mitos sobre Corrida que foram perpetuados por anos.
Baseado em muita pesquisa, o autor procura desvendar mitos que por muito tempo permeiam ideias sobre corrida, despertando a curiosidade do leitor que gosta de buscar a diversidade de informações.
Apesar de não concordar com todos os pontos e ideias colocados na obra, achei muito interessante a leitura! Gosto da forma como o autor coloca as pessoas para pensar, sem doutrinar nem catequizar, mas fazendo o papel da ciência de questionar verdades prontas.
Este livro surgiu de uma lacuna do mercado brasileiro de obras que não se limitem a métodos de treinamento para corredores e caminhantes, mas de uma nova abordagem da corrida de certa forma voltando às origens mostrando equívocos que mesmo praticantes bem orientados cometem em seu dia-a-dia. O autor, Danilo Balu, ao lado dos coautores Alexandre Dias Lopes e Raquel Castanharo, que escrevem com ele dois dos capítulos, apresenta questionamentos e orientações que podem até ser entendidos como polêmicos, mas não infundados uma vez que aborda a prática de décadas com a teoria e prática de diversos estudos. Nenhum dos assuntos abordados - perda de peso, alongamento, lesões, hidratação, etc - e suas orientações vêm da opinião ou "achismo" do autor. A obra não é de caráter pessoal ou baseado na experiência prática, mas um olhar, em língua portuguesa, sobre o que alguns dos grandes atletas da história nos ensinaram com o suporte de pesquisas.